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O olhar de quem o vê
Quando encontramos alguém pela primeira vez, em menos de dez segundos fazemos um julgamento imediato dessa pessoa. Nesse curtíssimo espaço de tempo, avaliamos se ela é atraente, se é amigável, igual a nós socialmente e intelectualmente. Além disso, fazemos julgamentos sobre outras características, como sua personalidade, seu grau de confiabilidade e credibilidade, sua ocupação, situação financeira e chance de ser uma pessoa bem-sucedida.

É através desse julgamento que decidimos o grau de abertura que daremos para essa pessoa e também o tipo de comunicação e relacionamento que iremos estabelecer com ela. Enquanto isso, ela está fazendo o mesmo conosco. Essa impressão inicial age como um filtro de comunicação. Não nos relacionamos com o outro como ele é ou como se vê, mas sim através de como o percebemos.

Fazemos esse julgamento profundo através de evidências superficiais: nossas roupas e aparência. Esses elementos comunicam mensagens o tempo todo. É impossível não se comunicar através deles. Quando escolhemos o que vamos vestir e os acessórios que iremos usar, estamos escolhendo também a forma como iremos nos comunicar com o mundo e o que iremos revelar sobre nós. Assim, devemos fazer essa escolha de modo consciente, para transmitir através do nosso visual aquilo que queremos realmente projetar.

De todos os acessórios usados no rosto ou perto dele, os óculos são aqueles notados primeiro e que têm um maior impacto. Além de valorizar os traços, eles também imprimem uma personalidade. Pense nos óculos do Bill Gates, Jô Soares e Marília Gabriela.

Imagine que você trabalha escolhendo o figurino para atores em um filme em que todos os personagens usam óculos. Qual modelo você escolheria para o menino estudioso que vive mergulhado em livros? E para aquela senhora excêntrica que conversa com as plantas? O que colocaria no rosto de um médico? E no da mocinha romântica?

Nos óculos, as cores, modelos e materiais que escolhemos afetam a percepção que o outro tem de nós. Altere um desses elementos e você altera toda a percepção. Um mesmo modelo em cor escura irá transmitir mais formalidade e seriedade do que um modelo em tons terrosos, que transmite mais acessibilidade. Armações com linhas retas e angulares são vistas como mais autoritárias. Linhas arredondadas são mais suaves e não tão agressivas. Modelos com logomarcas aparentes e brilhos remetem a uma personalidade mais exibicionista. Modelos sem armação são a escolha daqueles que querem passar despercebidos, sem chamar atenção.
Coerência e adequação são questões importantes na escolha de seus óculos.

Coerência refere-se ao quanto seus óculos refletem sua personalidade, modo de agir e pensar. Pense em como você gostaria de se sentir e parecer: mais sério, mais jovem, mais maduro, anticonvencional, divertido. A escolha é sua. Experimente vários modelos e analise qual deles o ajuda a projetar a imagem que escolheu. Você pode até optar por ter dois modelos: um para o trabalho e outro para momentos sociais e de lazer, para reforçar aspectos diferentes da sua personalidade nessas duas situações.

Seus óculos também devem harmonizar com seu guarda-roupa. Suas roupas e seus óculos contam a mesma história ou eles vêm de planetas totalmente diferentes? Se seu guarda-roupa é mais clássico e formal, opte por um par de óculos também nesse estilo, num formato retangular ou ovalado, em metal. Se você tem preferência por roupas mais românticas, adote uma armação delicada, com linhas mais curvas em cores claras e suaves. Se você gosta de um visual mais moderno, opte por um modelo geométrico, em acetato colorido. Se seu guarda-roupa é esportivo, adote um modelo nessa linha. Há sempre uma opção para o seu estilo pessoal. Isso não significa que você não pode adicionar um toque diferenciado nos óculos, mas procure manter uma harmonia.

Além do estilo pessoal, também deve haver uma coerência entre o grau de formalidade da sua roupa e o estilo de óculos que adota. É muito comum vermos homens engravatados usando os óculos que usam na praia no final de semana. Óculos esportivos com lentes espelhadas não combinam com terno e gravata. Da mesma forma que óculos com aplicações de strass não combinam com praia ou piscina. O modelo escolhido deve estar adequado ao local e ao momento. Um outro cuidado importante é desfazer-se de modelos antigos, que podem deixá-lo com um ar datado e antiquado.

Lembre-se de que, quando sua imagem transmite mensagens inconsistentes, as pessoas sentem-se inseguras em relação a você.

Também é importante respeitar a etiqueta. Óculos de sol nunca devem ser usados em ambientes fechados. Além de desnecessários, criam uma enorme barreira de comunicação, deixando seu interlocutor desconfortável. Diz-se que os olhos são espelhos da alma, então, sempre que possível, deixe-os visíveis para gerar confiança e transmitir honestidade. As lentes anti-reflexo são grandes aliadas nesse sentido.

Por mais que a roupa conte muito, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Fonte:Ilana Berenholc - 20/20 Brasil

Ilana Berenholc é consultora de imagem e membro da Association of Image Consultants International, a maior associação de consultoria de imagem do mundo.

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