CUIDADOS COM BEBÊS E CRIANÇAS
Os bebês que apresentarem conjuntivite nos primeiros dias de vida devem ser levados ao médico para que o tratamento seja realizado corretamente.
Os bebês que ao nascerem apresentarem uma mancha branca na pupila (menina dos olhos), muito lacrimejamento, olhos grandes e que balancem muito de um lado a outro ou que não suportarem claridade devem ser encaminhadas com urgência ao oftalmologista.
Não deixe ao alcance de crianças objetos cortantes ou pontiagudos, tais como facas, tesouras, garfos, chaves de fenda, lápis, canetas, varetas e arames. Evite também o contato delas com produtos de limpeza (água sanitária, soda cáustica, álcool, detergentes, etc.) para que estes não possam acidentalmente atingir os seus olhos. Caso isso aconteça, lave a região com água limpa e em abundância, de 20 a 30 minutos. Somente após isto, procure atendimento médico com urgência.
Em sítios e fazendas, é preciso muito cuidado com animais como galinhas, patos, gansos, gatos, papagaios, etc., que podem atingir os olhos da criança com bicadas ou arranhões.
Tenha cuidado também com algumas plantas domésticas, principalmente as pontudas, as espinhosas ou aquelas que soltam um líquido leitoso (por exemplo: Coroa-de-Cristo), podem causar problemas sérios se atingirem os olhos.
Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos quando estiverem com o cigarro aceso. Assim, evitarão irritações causadas pela fumaça e queimaduras que poderão atingir o rosto, especialmente os olhos.