É como chamamos a diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto em função da idade. Inicia-se, na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos de idade.
Os sintomas iniciais são de cansaço e cefaléia e as pessoas procuram afastar os objetos para ver melhor. Com o passar do tempo a falta de visão para a leitura fica patente. Nessa fase, conforme cada caso, se prescreverá um óculos só para a leitura ou um óculos que tenha foco para leitura e para a distância. Com o passar da idade aumenta essa dificuldade para perto sendo necessária a mudança de grau com mais freqüência (cada ano e meio em média).
Essas visitas mais freqüentes ao oftalmologista são de grande utilidade para a prevenção de doenças importantes como glaucoma e retinopatias, que acontecem principalmente após os quarenta anos de idade. A dificuldade de ver funciona como lembrete do exame oftalmológico, oportunizando o diagnóstico precoce dessas doenças.
A alternativa ao uso de óculos, para a presbiopia, é o uso de lentes de contato multifocais ou bifocais. Ainda não existe nenhuma cirurgia para corrigir a presbiopia (já houve técnicas experimentais, mas não deram os resultados esperados).